IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA REDES HUMANAS

Redes humanas

Em 2002, um grupo de servidores das Secretarias de Estado da Administração e da Fazenda se reuniu preocupado com o número de afastamentos para tratamento de saúde. Encontrou, num evento de Recursos Humanos, o Programa Transforma® criado pela Doutora Susan Andrews. (Susan Andrews, norte-americana, graduada em Literatura e Antropologia pela Universidade de Harvard – E.U.A., com mestrado em Psicologia e Sociologia na Universidade de Ateneo (Filipinas) e doutorado em Psicologia Transpessoalna Universidade de Greenwich (E.U.A.). Fundadora e coordenadora da ecovila Parque Ecológico Instituto Visão Futuro de Porangaba – São Paulo,organização não-governamental que detém a patentente do Programa Transforma®).

No Governo do Estado o Programa Transforma® está acontecendo a partir da experiência piloto em 2002, que comprovou a sua eficácia e através de uma pesquisa realizada pela Servidora Henriqueta Lucila da Silva que é Assistente Social da Gerência de Saúde Ocupacional da Diretoria de Saúde do Servidor, (em anexo), e foi instituído o Programa Fortalecendo as Redes Humanas para a Saúde Integral do Servidor, o qual utiliza a metodologia do Programa Transforma®.

O diferencial do Programa Transforma® é a continuidade das ações por meio dos Exercícios de Biopscicologia, por intermédio do servidor multiplicador, com supervisão do Instituto Visão Futuro que orienta a capacitação continuada aos multiplicadores. Estes servidores multiplicadores capacitados atuam no seu local de trabalho e horário de expediente, orientando as práticas dos Exercícios de Biopscicologia.

A Direção da MDV, preocupada com o bem estar dos seus funcionários e colaboradores apoia a implantação do Programa Transforma na Instituíção. Desde o ano de 2011 está apoiando as funcionárias Alice Strege (Setor C), Inês Lampugnani (Téc.Administrativa), Jociane Francis Baptista Colon (Fisioterapeuta) e  Rosimeri Marcia Heiden (RH) estão em treinamento para serem as multiplicadoras do Programa.

OBJETIVOS DO PROGRAMA REDES HUMANAS :

Gerenciar o estresse, fortalecer as redes humanas no local de trabalho, estimular o espírito de equipe, valorizar o Servidor e a sua qualidade de vida. Aplicar as práticas de Biopsicologia aos servidores da MDV, no local e horário de expediente, conforme sua realidade, minimizando os efeitos do estresse, tornando-os mais responsáveis por sua própria saúde.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

– Valorizar o funcionário como pessoa e como integrante de uma equipe coesa e pró-ativa;

– Fortalecer a auto-estima do funcionário e libertar a plena expressão de suas potencialidades;

– Promover a formação de relacionamentos inter-pessoais harmoniosos e facilitar a comunicação;

– Melhorar o clima organizacional através da construção do espírito de equipe e da criação de confiança mútua;

– Estimular que o funcionário assuma responsabilidade pela sua própria saúde, tornando-se assim agente de sua própria transformação.

BENEFÍCIOS:

  • Revitalização da Respiração: a respiração diafragmática, lenta e profunda auxilia na remoção de inúmeras desordens relacionadas ao estresse: hipertensão, depressão, ansiedade, insônia, dores de cabeça. Os praticantes aprendem a respirar de forma correta, executando a respiração profunda, diafragmática, aumentando assim, sua capacidade pulmonar.
  • Alongamentos e Rotações: estimulam as glândulas sinoviais, que secretam o líquido sinovial, lubrificando e protegendo as articulações de desgastes, ressecamento, dor e enrigecimento.
  • Exercícios de Biopsicologia: pressões específicas e sutis nas glândulas endócrinas, que equilibram as secreções dos hormônios, além de tonificar e fortalecer os órgãos internos, a musculatura e a coluna vertebral.
  • Automassagem: diminui a secreção excessiva do hormônio do estresse, o cortisol. Estimula a secreção de endorfinas, promovendo uma sensação de bem-estar em todo o corpo. Estimula o Sistema Nervoso Parassimpático, mobilizando a “resposta ao relaxamento”. Fortalece o Sistema Imunológico. Relaxa os músculos e aumenta a circulação sanguínea, beneficia o fluxo da linfa. Estimula as glândulas sebáceas, secretando seus óleos naturais, ajudando a prevenir rugas e envelhecimento da pele. Melhora o funcionamento mental.
  • Relaxamento Profundo:estimula o Sistema Nervoso Parassimpático, alivia o estresse, acalma o coração, baixa a pressão arterial,diminuindo o cansaço, a ansiedade, a depressão, a insônia. Cinco minutos de relaxamento profundo, são mais restauradores do que uma hora de sono.
  • Progressão Funcional: além de todos os benefícios físicos e emocionais oferecidos aos funcionários pelo  Programa Transforma, existe a possibilidade de adquirir o Certificado para progressão funcional ao término de 20 encontros.

Bibliografia:

Portal do servidor público

– SILVA, Henriqueta Lucila.2009. Desafios na Gestão de Políticas Públicas de Saúde Ocupacional: Implantação e Implemantação do Programa Fortalecendo as Redes Humanas para a Saúde Integral do Servidor Público de Santa Catarina.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s