Maternidade Darcy Vargas comemorou 65 anos de existência no dia 16 de abril de 2012.

Fundada em 16 de abril de 1947, a Maternidade recebeu o nome Darcy Vargas em homenagem à esposa do ex-presidente da república Getúlio Vargas.
O 1º menino nascido na Maternidade há 65 anos, recebeu o nome de Aderbal, e a 1ª menina o nome de Ruth; foram homenagens ao então governador do Estado Aderbal Ramos da Silva, e à primeira-dama da época Ruth Hoepcke da Silva.
A Instituição inicialmente foi administrada por médicos e pelas irmãs Franciscanas. Em 1989 passou para o regime estatutário, agrupando suas atividades junto a Secretaria de Saúde do Estado. Em 1991, veio o processo de municipalização, onde a prefeitura de Joinville passou a gerenciar o serviço da unidade. Novas políticas públicas foram criadas, assim como vários programas e campanhas, na busca de mais melhorias na assistência prestada pela instituição.
As campanhas Mamãe Coruja e Amor Perfeito foram desenvolvidas com o objetivo de humanizar o atendimento. Já a campanha O Natural é Ter Normal, promoveu um estímulo ao parto normal, com grande enfoque para a analgesia do parto.
A filosofia de atendimento humanizado prestado pela Maternidade envolve desde o acolhimento à família, até os cuidados com o recém-nascido. Essa filosofia concedeu a Maternidade alguns títulos, entre eles: o de Hospital Amigo da Criança, concedido pela UNICEF em 1994. Em 1996 recebeu o título, de Maternidade Segura, atribuído pelo Ministério da Saúde. Em 1997 passou a ser reconhecida como Centro de Referência Docente-Assistencial da Saúde da Mulher. Em 2005, recebeu o quarto prêmio Professor Galba de Araújo, também concedido pelo Ministério da Saúde pela atenção humanizada ao parto e ao nascimento. A partir de 01 de novembro de 2006 a Maternidade passou a ter os atendimentos 100% pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Desde que foi fundada, há 65 anos, já nasceram na Maternidade mais de 200 mil crianças. Somente em 2011 foram 5.438 recém-nascidos, sendo 2.824 meninos e 2.614 meninas.
Com o objetivo de identificar qualquer alteração oftalmológica ou auditiva, a Maternidade garante a realização do teste do olhinho e do teste da orelhinha para todos os recém-nascidos na Instituição.
Atualmente o quadro funcional da Maternidade conta com 525 funcionários, sendo destes, 82 médicos e 67 terceirizados.
Em 65 anos de serviços prestados à população de Joinville, a Maternidade Darcy Vargas ainda presta atendimento emergencial em ginecologia e obstetrícia; acompanhamento pré-natal para gestantes de alto risco de Joinville e região, acompanhamento ambulatorial de alto risco neonatal, assistência de alta complexidade aos recém-nascidos prematuros e de baixo peso na UTI neonatal, curso de gestantes e o serviço especializado de banco de leite.
O atendimento prestado pela equipe da UTI neonatal segue as normas do Ministério da Saúde. Neste setor destaca-se o Método Canguru que, esse ano foi indicado pelo Ministério da Saúde para servir de Centro de Referência na metodologia Canguru para todo Estado de Santa Catarina. O Método reflete a boa qualidade da atenção aos recém-nascidos de baixo peso, contribuindo na redução da mortalidade neonatal, além de diminuir a permanência prolongada em função da sua prematuridade. Até o final de 2011 passaram pelo cuidado canguru mais de 1.000 recém-nascidos.

O setor de Banco de Leite Humano criado em 1980, sem fins lucrativos, atende diversas crianças que não podem receber o leite de suas próprias mães. Altamente especializado, o serviço promove o incentivo ao aleitamento materno, sendo responsável também pelo processamento e controle da qualidade e distribuição de leite humano que é doado. Este serviço é Referência Estadual desde 1999.

Em 2009 foi criado o Departamento de Ensino, Treinamento e Pesquisa (DEPT), atendendo as exigências do Hospital de Ensino. O Departamento é responsável pelos estágios que acontecem na Instituição, além de regular, estimular e assessorar os pesquisadores na elaboração e execução de projetos na Instituição. Em 2011, o Departamento assessorou e divulgou cerca de 30.000 mil horas de cursos presenciais e a distância para diversas áreas da Instituição, além de promover cursos, palestras e capacitações para servidores e colaboradores.

Para comemorar a passagem do aniversário da Instituição, a Direção organizou uma série de atividades durante da semana:

1° – A realização de um abraço solidário ao redor da Maternidade, que aconteceu no dia 16/04/2012, às 10 horas da manhã, envolvendo funcionários, acompanhantes e pacientes. Na ocasião a servidora Marivete de Oliveira Simões, que fez uso da fantasia de Mamãe Coruja, animou os presentes. Segue abaixo algumas fotos deste momento:

IMG1

2º – Solenidade em Homenagem à Instituição que aconteceu no dia 16/04/2012 às 14 horas, e contou com a presença dos funcionários, voluntários, colaboradores, prestadores de serviço e algumas autoridades, como: a Secretária Municipal de Saúde de Joinville Enfª. Antonia Grigol que representou o Prefeito Carlito Mers, o Diretor Executivo da Secretaria Municipal de Saúde Dr. Armando Lorga, o Gerente da 23ª Regional de Saúde Douglas Calheiros Machado, o Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional Dr. Bráulio Cesar da Rocha Barbosa representando o Governado do Estado Raimundo Colombo, a Delegada de Polícia – Marilisa Boehm.
Na ocasião a servidora Nádia Regina Roussenq usou a fantasia da Mamãe Coruja, relembrando a Campanha realizada há mais de 10 anos com objetivo de iniciar as discussões e trabalhos de Humanização do Atendimento.
A solenidade foi repleta de emoção, com homenagens, entrega de lembranças à todos os funcionários, sorteio de 04 cestas para os setores, passagem de um vídeo Institucional feito pela equipe de informática especialmente para esta data. O grupo musical Românticos Latinos fez uma linda homenagem à Instituição, inclusive tocando a música “Como é grande o meu amor por você” do Roberto Carlos, que fez menção Álbum da Maternidade lançado no aniversário de 50 anos, intitulado “Uma história de amor pela Vida”.
Após ser cantado o “Parabéns pra você”, todos foram agraciados com um delicioso coffe-break servido para os presentes. Segue abaixo algumas imagens deste momento:

IMG2

3° – Todas as mães de mães de recém-nascidos, bem como funcionários, receberam mudas de árvores doadas pela FUNDEMA, simbolizando a VIDA. A entrega se estendeu durante toda a semana. Segue abaixo algumas imagens:

IMG3

4º – No dia 18/04/2012 às 09 horas foi realizado o Culto na Capela da Instituição com a Pastora Mayke Marlise Kegel e o Padre Elinton Costa da Igreja Sagrado Coração de Jesus.

IMG4
5º – A equipe do Setor de Nutrição e Dietética da Maternidade elaborou um cardápio especial que foi servido nos dias 16, 17 e 18 de abril para todos os funcionários e pacientes, incluindo o café da manhã, almoço, lanche da tarde e o jantar.

IMG4

6º – Os servidores da Maternidade por iniciativa própria, decoraram os murais de seus setores, abrilhantando ainda mais este dia especial.

IMG5

Além das atividades programadas, muitas matérias foram veiculadas na mídia, homenageando a Instituição e seus funcionários. Entre elas, segue abaixo a matéria do Jornal do Almoço, que foi ao ar no dia 16/04/12, pela RBS TV.

A Direção novamente aproveita a oportunidade de parabenizar a Instituição pelos 65 anos de serviços prestados à gestante e recém-nascidos de Joinville e Região, bem como, parabenizar todos os funcionários, colaboradores e prestadores de serviço que se dedicam diariamente para oferecer um serviço de excelência e qualidade à todos. É com muito orgulho que fazemos parte desta grande família!!!

Parabéns e muito obrigada à todos!!!

À DIREÇÃO

Dr. Fernando Marques Pereira – Diretor
Dr. Valdir Martins Lampa – Gerente Técnico
Heloisa Hoffmann – Gerente Administrativa
Shirley Nunes Tarouco – Gerente de Enfermagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s