Programa de Ensino da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano

Dando continuidade aos cursos macrorregionais, que representam uma das metas do projeto de expansão com consolidação da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-Br)/FIOCRUZ/Ministério da Saúde, aconteceu em Joinville (SC), um curso para a Região Sul.

Foi na semana de 17 a 21/06/13, que o “Curso de Atualização em Processamento e Controle de Qualidade do Leite Humano I: Fundamentos Teóricos” foi ministrado para profissionais de saúde do RS, PR e SC, e transmitido via internet para a FIOCRUZ, sob coordenação de Euclydes Etienne M. Arreguy, do Núcleo de Ensino da rBLH-Br.

Na cerimônia de abertura, estavam presentes o Secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina Dr. Dalmo Claro de Oliveira, o Diretor Geral da Maternidade Darcy Vargas Dr. Fernando Marques Pereira, a Gerente Administrativa da Maternidade Darcy Vargas Sra. Lucimar Bisoni, a Gerente de Enfermagem da Maternidade Darcy Vargas Enfermeira Lis Elena Westphal, e a Assessora da Direção Sra. Laura Aitelli. Representando a rBLH-Br/FIOCRUZ, participaram online, Dr. João Aprígio Guerra de Almeida, Dr. Franz Reis Novak e Dr. Paulo Ricardo da Silva Maia.

A nutricionista Daniela Beleza Ribeiro (RS), a enfermeira Marcia Maria Benevenuto de Oliveira (PR) e a pediatra Maria Beatriz Reinert do Nascimento (SC), consultoras da rBLH-Br, apresentaram as aulas teóricas, nas dependências do Hotel Alven. Durante a parte prática, realizada no BLH da Maternidade Darcy Vargas e no Laboratório Gimenes, elas contaram ainda com a colaboração dos bioquímicos Michel Franco Pereira (SC) e Maria Goreti Dassoler (SC).

É importante ressaltar que, através de convênio de cooperação técnica entre a FIOCRUZ e a SES-SC, cabe à FIOCRUZ a transferência de conhecimentos, desenvolvimento tecnológico e capacitação de profissionais, e à SES-SC, entre outras coisas, oferecer apoio técnico e logístico necessário à execução das atividades de capacitação.

A realização do curso Joinville, embora com recursos da Área da Criança da SES/SC, só pôde ser concretizado pelo empenho dos funcionários da Maternidade Darcy Vargas (equipe do BLH, Informática, CAPA, Nutrição, Serviço Social, SAME, entre outros), com o apoio valioso da Direção, e com a ajuda de alguns parceiros.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s