Maternidade Darcy Vargas recebe do Ministério da Saúde título de referência estadual para o Método Canguru

Em cerimônia ocorrida na Maternidade Darcy Vargas, de Joinville (SC), na última 5.ª feira, dia 12/12/13, a instituição recebeu do Ministério da Saúde, o título de referência estadual para o Método Canguru.
Na mesma oportunidade, sete dos doze Bancos de Leite Humano de Santa Catarina, incluindo o da Maternidade Darcy Vargas, receberam o certificado de excelência na categoria ouro, pelo cumprimento dos requisitos elaborados pela Rede Brasileira e Programa Iberoamericano em Bancos de Leite Humano.

A literatura já demonstrou que a utilização da posição canguru desde a primeira semana de vida do prematuro reduz significativamente a mortalidade neonatal. E também já comprovou, que o leite humano ordenhado e pasteurizado em Bancos de Leite é o alimento de escolha para o neonato pré-termo na ausência do leite da sua própria mãe. Assim, a doação de leite materno é fundamental para a garantia de um alimento seguro e de qualidade aos prematuros que dele necessitam. O Método Canguru e os Bancos de Leite fazem parte da estratégia nacional para a diminuição da morbimortalidade neonatal, e estão contemplados na Rede Cegonha.

Participaram do evento a consultora Nacional do Ministério da Saúde para o Método Canguru, Zaira Aparecida Custódio; a consultora do Ministério da Saúde para a Área da Criança e Aleitamento Materno em Santa Catarina, Evanguelia Kotzias; a Gerente de Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde, Lizete Contim; a Secretária de estado de Desenvolvimento Regional, Simone Schramm; e o Gerente Regional da Saúde, Henrique Deckman. Além disso, estavam presentes o diretor da maternidade, Dr. Fernando Marques Pereira, outros representantes da direção e muitos funcionários.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s