SMAM 2014 – Semana Mundial da Amamentação – 1 a 7 de Agosto

Durante a primeira semana de agosto, comemoramos a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que neste ano tem como tema “Aleitamento e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”.

Clique nas imagens para ampliar:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Todos os anos, este evento acontece em vários países do mundo, sob o comando da WABA (World Alliance for Breastfeeding Action) e vem sendo celebrada desde 1992 para estimular a proteção, a promoção e o apoio à amamentação.

Este ano, o objetivo é salientar a importância de divulgarmos qual é a relação entre aleitamento natural e nutrição infantil e as Metas de Desenvolvimento do Milênio.

Em setembro de 2000, 189 nações firmaram um compromisso para combater a extrema pobreza e outros males da sociedade. Esta promessa acabou se concretizando nos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) que deverão ser alcançados até 2015. Em setembro de 2010, o mundo renovou o compromisso para acelerar o progresso em direção ao cumprimento desses objetivos, que são:

1 – Acabar com a fome e a miséria
2 – Oferecer educação básica de qualidade para todos
3 – Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das
mulheres
4 – Reduzir a mortalidade infantil
5 – Melhorar a saúde das gestantes
6 – Combater a Aids, a malária e outras doenças
7 – Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
8 – Estabelecer parcerias para o desenvolvimento

As práticas alimentares inadequadas e suas conseqüências são obstáculos ao desenvolvimento socioeconômico sustentável e à redução da pobreza. Fala-se muito que a sustentabilidade é a chave da qualidade de vida das gerações futuras. Precisamos atender as necessidades do presente sem comprometer a satisfação das necessidades das próximas gerações. Sendo assim, a questão da amamentação e alimentação infantil deve ser uma prioridade. As crianças têm direito, universalmente reconhecido, à nutrição adequada e à saúde, e isso é fundamental para garantir vida com mais qualidade e um futuro melhor para toda a sociedade.

Pesquisas científicas têm confirmado que o leite humano é a melhor fonte de nutrição para o recém-nascido e o lactente. Amamentar é muito mais do que nutrir a criança. É um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional.

A comemoração da SMAM 2014 em Joinville será na Maternidade Darcy Vargas. Será realizada uma gincana, com a participação dos funcionários da maternidade, para treinar o manejo da lactação de forma criativa e interessante, com plano de ser amplamente divulgada na mídia. Neste ano, a parceria do Banco de Leite da Maternidade Darcy Vargas com a AEP foi mantida.

Através da orientação de seus professores, os alunos estagiários do Bom Jesus/IELUSC desenvolveram ações de comunicação publicitária para a SMAM 2014. Foi preparado um material para divulgação, que incluiu cartazes e folders, bem como foi atualizado o blog, que será divulgado via um sistema de e-mail marketing. O endereço do blog é: http://www.smamjoinville.blogspot.com . Nele, existem informações sobre AM, doação de leite, IHAC, bem como fotos das atividades da SMAM em Joinville.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s