SMAM MDV 2015 – Semana Mundial do Aleitamento Materno

Na Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) 2015 vamos, mais uma vez, aproveitar para ampliar nosso movimento permanente em defesa do melhor começo de vida para todas as crianças. O tema este ano é Amamentação e Trabalho: Para dar certo, o compromisso é de todos!”

No Brasil, entre as diversas ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno desenvolvidas pelo Ministério da Saúde, a ação da Mulher Trabalhadora que Amamenta? inclui três eixos de atuação:
– O direito à licença maternidade de 180 dias;
– O direito à creche;
– O direito a frequentar Sala de Apoio à Amamentação no local de trabalho.

Em Joinville (SC), como parte das comemorações da SMAM, no dia 27/7/15, a Dra. Maria Beatriz Reinert do Nascimento, da Maternidade Darcy Vargas, apresentou uma palestra na ACIJ (Associação Comercial e Industrial de Joinville), destacando a importância da estratégia de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta, com a criação de salas de apoio à amamentação dentro das empresas.

No dia 03 de agosto, as 14 hs, será inaugurada oficialmente a Sala de Apoio à Amamentação no Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Darcy Vargas. Alunos do Curso de Design de Interiores do Centro Europeu, de Joinville, comprometidos em agregar beleza, conforto e funcionalidade ao cotidiano das pessoas, estão trabalhando na reforma do espaço da unidade hospitalar. Além disso, como em outros anos, material educativo e o blog (http://smamjoinville.blogspot.com.br/) para divulgação da SMAM, foram viabilizados através de parceria com a Agência Experimental de Publicidade do curso de Comunicação Social da Associação Educacional Luterana Bom Jesus/IELUSC. Com o tema amamentação e trabalho: vamos fazer funcionar, folders e cartazes trazem a foto da técnica de enfermagem Vanessa e sua filha Giovanna, que é uma das 20 funcionárias da maternidade, que utilizou as dependências do BLH para coleta de leite, no último ano.

No dia 05 de agosto, o coral do Colégio Adventista fará apresentação, para pacientes e funcionários, nas dependências da maternidade.

E no dia 07 de agosto, as 10hs, será realizada a entrega de potes de vidro para armazenar leite materno, arrecadados no trote solidário, realizado pelos alunos do Centro Acadêmico de Medicina, da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE).

Clique na imagem para ampliar

Legislac¸a~o Darcy

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s