Banco de Leite Humano da MDV recebe credenciamento do Ministério da Saúde

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Em cerimônia ocorrida na Maternidade Darcy Vargas, de Joinville (SC), na última 5.ª feira, dia 12/11/15, a instituição recebeu o credenciamento do Ministério da Saúde para a Sala de Apoio à Amamentação no Banco de Leite, que é a primeira oficialmente reconhecida no estado de Santa Catarina.

Manter a amamentação em alta na agenda dos governos e da sociedade civil organizada é fundamental para melhorar a saúde pública.

O Ministério da Saúde vem estimulando estados e municípios para que adotem a ação de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta, tanto em instituições públicas quanto privadas.

Hoje, mais mulheres no Brasil estão na força de trabalho, e retornar ao emprego representa um desafio para a mãe que amamenta. Para combinar amamentação e atividade laboral, as mães precisam de informação, e apoio na transição de volta ao mercado de trabalho.

Muitas ações pró-aleitamento já fazem parte da rotina da Maternidade Darcy Vargas, e neste ano, especialmente, o trabalho foi focado na Sala de Apoio à Amamentação. Com a reforma do espaço, há um local mais agradável, para que as funcionárias fiquem mais tranqüilas na volta ao trabalho.

Na mesma oportunidade, nove dos treze Bancos de Leite Humano de Santa Catarina, receberam certificados de excelência, por estarem em conformidade com os requisitos de operação do Sistema de Informação da Rede Brasileira e Programa Iberoamericano em Bancos de Leite Humano. Foram eles:

  • Banco de Leite Humano Alimente uma Vida – Maternidade D. Catarina Kuss de Mafra;
  • Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen de Itajaí;
  • Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Jaraguá de Jaraguá do Sul;
  • Banco de Leite Humano do Hospital Nossa Senhora da Conceição de Tubarão;
  • Banco de Leite Humano do Hospital Infantil Joana de Gusmão de Florianópolis;
  • Banco de Leite Humano Sr. Klaus Schumacher do Hospital Rio Negrinho de Rio Negrinho;
  • Banco de Leite Humano de Blumenau;
  • Banco de Leite Humano e Central de Informações de Aleitamento Materno da Maternidade Carmela Dutra Florianópolis;
  • Banco de Leite Humano da Maternidade Darcy Vargas de Joinville.

Estiveram presentes na cerimônia: Dr. Halei Cruz, Coordenador da Área da Saúde da Criança da SES, Representantes dos BLH, bem como colaboradores e a direção da Maternidade Darcy Vargas, Dr. Fernando Marques Pereira – Diretor Geral, Sra. Lucimar Bisoni – Gerência Administrativa,  Enfermeira Lis Elena Westphal – Gerência de Enfermagem, Dra. Maria Beatriz Reinert do Nascimento – Médica Coordenadora Técnica do Banco de Leite da MDV,  Enfermeira Rosane Regina de Almenau Goelzer – Enfermeira Responsável pelo Banco de Leite da MDV.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Anúncios