Dia Nacional de Doação de Leite Humano

Dia_doacao

O dia 19 de maio é o “Dia Nacional de Doação de Leite Humano”.

Para comemorar a data, a equipe do Banco de Leite (BLH) da Maternidade Darcy Vargas, reuniu-se com outros colaboradores da instituição para assistir a webconferência da rBLH. As mães doadoras de leite, pelo seu gesto altruísta, devem ser valorizadas. Para homenageá-las, a equipe do BLH levou uma lembrança a cada uma delas.

Este tema foi destaque na TVAL:

(http://agenciaal.alesc.sc.gov.br/index.php/tval/noticia_single_tval/campanha-nacional-incentiva-a-doacaeo-de-leite-materno)

Desde o ano de 2013, o Estado de Santa Catarina tem uma Semana Estadual de Doação de Leite Humano, a ser realizada anualmente na semana do dia 19 de maio. Ela foi criada pela lei n.º 15.952 de 7 de janeiro de 2013, e visa sensibilizar a população, diante da crescente demanda por leite humano, para garantir sobrevivência de bebês internados em UTI neonatais, cujas mães não conseguem suprir as necessidades dos filhos.

A Lei Nº 13.227, de 28 de dezembro de 2015, instituiu o Dia Nacional de Doação de Leite Humano a ser comemorado, anualmente, no dia 19 de maio, e a Semana Nacional de Doação de Leite Humano, a ser comemorada, anualmente, na semana que incluir o dia 19 de maio. Foi publicada no DOU de 29 de dezembro de 2015.

O Banco de Leite (BLH) da Maternidade Darcy Vargas foi criado em 1980, e é um setor sem fins lucrativos. Além disso, o Banco de Leite é referência estadual desde 30/04/1999, ou seja, destina-se ao treinamento e capacitação de recursos humanos para outras unidades de saúde do estado.

No ano de 2015, foram realizados no setor 28.719 atendimentos a nutrizes e seus bebês, e 1071 visitas domiciliares a 741 doadoras, que doaram 1351 litros de leite e beneficiaram 673 recém-nascidos internados na unidade neonatal.

Em 2013, 2014 e 2015, o Banco de Leite da Maternidade Darcy Vargas recebeu o Certificado de Excelência na Categoria Ouro, pelo cumprimento dos requisitos elaborados pela Rede Brasileira e Programa Iberoamericano em Bancos de Leite Humano.

Em 2015, a Sala de Apoio à Amamentação do Banco de Leite Humano da Maternidade Darcy Vargas foi inaugurada e certificada pelo Ministério da Saúde, e tem sido utilizada pelas funcionárias da maternidade para a coleta de leite.

Dra. Maria Beatriz Reinert do Nascimento

Médica Neonatologista e Coordenadora Técnica do Banco de Leite Humano

Maternidade Darcy Vargas – Joinville (SC)

Anúncios