MDV Semana Mundial da Amamentação 2016

Este slideshow necessita de JavaScript.

Semana Mundial da Amamentação 2016 – 01 a 07 de agosto

“PRESENTE SAUDÁVEL, FUTURO SUSTENTÁVEL!”

 

Durante a primeira semana de agosto, estaremos comemorando a SMAM 2016. Todos os anos, desde 1992, este evento acontece em vários países do mundo, sob o comando da WABA (World Alliance for Breastfeeding Action). Neste ano, o tema proposto é bastante amplo e atual: o desenvolvimento sustentável. O desenvolvimento sustentável versa essencialmente sobre igualdade, ecologia e economia.

Por que a amamentação é um componente crítico da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável?

Esta agenda é um plano de ação para os próximos 15 anos, em áreas de importância crucial para a humanidade e para o planeta. São 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e a amamentação é claramente relevante para pelo menos seis deles:

· Objetivo 1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

Crianças saudáveis aprendem melhor, e tornam-se pessoas mais fortes, mais produtivas e mais capazes de criar oportunidades, o que pode interromper o ciclo da pobreza e da fome de uma forma sustentável.

· Objetivo 2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

O aleitamento materno é o modo mais apropriado e seguro de alimentação na primeira infância. A manutenção da saúde ou o aparecimento de algumas doenças ao longo da vida, está na dependência de eventos adversos em fases iniciais de desenvolvimento ou da nutrição em momentos de particular vulnerabilidade. Há possibilidade da prevenção de doenças do adulto, já na infância, a partir de uma alimentação saudável.

· Objetivo 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

A ação de alguns componentes do leite materno é responsável pela diminuição de doenças infecciosas, alérgicas e inflamatórias, bem como possível proteção contra câncer, doença celíaca e diabetes tipo I nas crianças, com conseqüente redução no número de internações hospitalares. O aleitamento materno também protege a saúde materna, pois melhora o espaçamento entre gestações e reduz o risco de hemorragia pós-parto. Mulheres que amamentam têm uma diminuição do risco de câncer de mama. Mortes de 823.000 crianças/ano e 20.000 mães/ano seriam evitadas através da amamentação universal.

· Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

A associação entre o uso de leite materno e desenvolvimento cognitivo foi demonstrada em muitos estudos. Quem foi aleitado pela mãe apresenta escores significativamente mais altos em testes de inteligência, bem como melhor performance escolar.

· Objetivo 5. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

A amamentação não só melhora a inteligência até a idade adulta, mas também tem um efeito tanto a nível individual como social, por aumentar o nível de escolaridade e de renda salarial. Outros benefícios econômicos são a diminuição de custos no sistema de saúde, redução nos gastos com medicamentos, menor número de faltas dos pais ao trabalho, e economia na aquisição de substitutos do leite materno.

· Objetivo 6. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

Ajudando a diminuir a lacuna entre ricos e pobres, amamentação pode contribuir para a redução das desigualdades. Além disso, o aleitamento  materno contribui  para a sustentabilidade ambiental. É um alimento natural e renovável, que não envolve a embalagem, transporte ou combustível para o preparo, portanto, contribui para o meio ambiente.

Na Maternidade Darcy Vargas, de Joinville, as atividades da SMAM 2016 estão sendo organizadas. Folderes e cartazes para divulgação do evento foram viabilizados através de parceria com a Agência Experimental de Publicidade do Bom Jesus/IELUSC. O material será distribuído para clínicas pediátricas, hospitais e unidades básicas de saúde. Para sensibilização dos funcionários, pacientes e visitantes do hospital, os murais na instituição estarão decorados com o tema da SMAM, e haverá uma faixa e balões decorativos na portaria principal. Está planejada uma homenagem às doadoras de leite humano, pois pelo seu gesto altruísta, essas mulheres devem ser valorizadas, e acolhidas com dignidade e respeito.  Também, será realizado um treinamento em serviço, a finalidade de ajudar os funcionários da maternidade a atuarem mais efetiva e eficazmente no manejo do aleitamento materno. Todo este trabalho só é possível com apoio de vários parceiros, e pela dedicação dos funcionários da maternidade.

Dra. Maria Beatriz Reinert do Nascimento
Pediatra/Neonatologista
Responsável Técnica pelo Banco de Leite Humano
Referência Estadual para SC
Maternidade Darcy Vargas – Joinville –SC
Fone (47) 3461-5704

Anúncios