MDV COMEMORA SEU 72º ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Maternidade Darcy Vargas completa 72 anos de existência nesta terça-feira com uma história de amor e identificação com os moradores do norte do estado de Santa Catarina. Uma programação especial para os colaboradores, pacientes e voluntários marcou a comemoração da data.

Fundada no dia 16 de abril de 1947, a MDV já foi responsável pelo nascimento de mais de 250 mil pessoas ao longo de sua história. Foi a primeira unidade do estado a criar um banco de leite materno e é referência em maternidade alto risco para 26 municípios do norte do estado. “Realizamos cerca de 400 partos ao mês”, conta a diretora Vera Lúcia Freitas. “Tivemos excelente gestores ao longo das últimas décadas. Apesar da tradição e dos investimentos, temos desafios diários e sempre buscamos melhor atender as nossas pacientes, sempre com muita dedicação e amor”.

O amor a que a diretora se refere está estampado no rosto da servidora Olindina Effting. Ela trabalha no setor administrativo e tem um carinho mais do que especial pela Maternidade Darcy Vargas. Olindina não só nasceu ali como faz aniversário no mesmo dia de aniversário da MDV. Nesta terça-feira em que completa 60 anos de idade, ela faz questão de ressaltar a “relação” que possui com o local. “Nasci aqui e minha tia morava aos fundos. Recordo que na minha infância ajuda as freiras em algumas atividades”, conta. A servidora trabalha há 31 anos na MDV e resume a relação em uma palavra. “Isso é amor. Na Maternidade a vida começa, é o ínicio de tudo, é um local de muito amor. Amor nos move e amor é o que sinto pela Darcy Vargas”, afirma.

A programação de aniversário foi marcada por uma Missa na Capela com a presença do Coral da Catedral Francisco Xavier. Realizado almoço, café e jantar especiais oferecido aos colaboradores. Os bebês que nasceram no dia do Aniversário da Maternidade receberam lembranças confeccionadas pelas Voluntárias da MDV.

A Maternidade Darcy Vargas realiza em média 400 partos ao mês e conta com mais de 600 funcionários, incluindo o corpo clínico.

Crédito: www.saude.sc.gov.br