Jornada Perinatologia

9ª JORNADA DE PERINATOLOGIA DA MATERNIDADE DARCY VARGAS

 Clique na Imagem para melhor visualização

 

INSCRIÇÃO GRATUITA ONLINE  Clique aqui

PROGRAMAÇÃO 2017  Clique aqui

 

Justificativa

O evento tem por finalidade discutir com a Rede de Atenção à Saúde assuntos relacionados à saúde materno-infantil, apresentando temas ligados a Rede Cegonha, ao Banco de Leite Humano, ao Método Canguru, e que enfoquem a melhoria da qualidade do Pré Natal de Risco Habitual e de Alto Risco com o atendimento pleno à gestante e ao recém-nascido.

Tratam-se de cinco dias de conferência, sendo quatro dias de palestras e mesas redondas com profissionais conceituados no meio acadêmico e técnico, e um reservado à apresentação de trabalhos científicos dos residentes desta instituição.

Cumpre informar que a Maternidade Darcy Vargas, pertencente ao município de Joinville/SC, é considerada referência estadual, para a região Norte e Nordeste, em relação ao parto humanizado e no atendimento a gestantes e bebês de risco, com abrangência de 7 municípios. Importante acrescentar que a Maternidade Darcy Vargas realiza em torno de 500 partos por mês.

Importante ressaltar também que referida instituição dispõe das seguintes certificações:

  • Hospital Referência para Atendimento de Gestantes e Recém Nascidos de Alto Risco, em 1994 (UNICEF/ OMS/Ministério da Saúde);
  • Hospital Amigo da Criança, pelo estímulo e manutenção do aleitamento materno, em 1994 (UNICEF/ OMS/Ministério da Saúde);
  • Maternidade Segura em 1996 (Ministério da Saúde);
  • IV Prêmio Galba Araújo, pelo modelo em parto humanizado, em 2002 (Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina);
  • Referência Estadual em Banco de Leite Humano, pela Rede Brasileira de Banco de Leite Humano – FIOCRUZ, em 1999 (Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina);
  • Hospital de Ensino em 2008 (Ministério de Educação e Cultura/Ministério da Saúde/ Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina);
  • Referência Estadual em Capacitação do Método Canguru e Atenção Humanizada ao Recém Nascido de Baixo Peso, em 2010 (Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina);
  • Credenciamento na Rede Global de Banco de Leite Humano – Certificado Padrão Ouro – 2013, 2014, 2015 e 2016
  • Prêmio Dr. Pinotti – Amigo da Mulher, em 2016 (Câmara dos Deputados Federais);

 

Objetivo geral

O objetivo geral do evento é prover a arte de bem assistir, integrando conhecimento científico à prática para melhorar a qualidade da assistência à população, pautando no incentivo à pesquisa de resultados e no treinamento de profissionais.

 

Objetivos específicos

O objetivo específico é difundir e compartilhar conhecimento, associando o conhecimento científico ao prático, com a integração de serviços, já que além desta instituição, participam do evento Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina, Secretaria Municipal de Saúde, Centro de Integração de Educação e Saúde (CIES/Nordeste) e Grupo Condutor da Rede Cegonha, fomentando o estímulo a pesquisas que produzam resultados para a melhoria da assistência materno-infantil.

 

Contribuição para Profissionais envolvidos no evento

Este evento é realizado desde 2009 e vem crescendo bastante ao longo dos anos, tendo alcançado em 2016 um público recorde de quase duas mil pessoas.

Observamos a partir dele uma maior integração entre os serviços de saúde do município e da região Norte e Nordeste do Estado, visando o alinhamento com as políticas públicas empreendidas pelo Ministério da Saúde.

É inegável também sua contribuição para integrar as linhas de assistência, educação e pesquisa, entre os profissionais participantes, já que o evento tem o fito de promover o conhecimento científico e atrelá-lo as questões práticas, no intuito de aprimorar o serviço.

Para tanto, sua organização despende, aproximadamente, seis meses com reuniões e discussões referentes a programação e estrutura para os participantes, e que correspondam às demandas necessárias ao atendimento da região. Ocasião em que se conta com a com a participação de todas as instituições parceiras: Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, Secretaria Municipal de Saúde de Joinville, Centro de Integração de Educação e Saúde (CIES/Nordeste) e Grupo Condutor da Rede Cegonha Nordeste.

 

Finalidade do Evento

O evento tem por fim o aperfeiçoamento dos profissionais de saúde, para a promoção do atendimento de qualidade à gestante e ao recém-nascido, integrando os municípios da região Norte e Nordeste de Santa Catarina, bem como todas as microrregiões do município de Joinville.

Busca-se no evento contemplar a atenção à saúde primária, secundária e terciária, por meio das parcerias com a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, Secretaria Municipal de Saúde de Joinville, Centro de Integração de Educação e Saúde (CIES/Nordeste) e Grupo Condutor da Rede Cegonha Nordeste.

Conforme já realizado nos anos anteriores, o evento é totalmente gratuito e será divulgado para todos os estados do Brasil contando com a participação de profissionais de saúde integrantes da Rede de Atenção à Saúde, do corpo clínico de hospitais e maternidades, bem como mestres, doutores, graduandos e pós-graduandos das diversas instituições de ensino superior da área da saúde, contando com a participação diária de 500 pessoas, totalizando 2.500 participações nos cinco dias do evento.

Histórico dos Eventos Anteriores

Evento realizado, anualmente, desde 2009, no intuito de divulgar temas específicos da área materno-infantil, por meio de exposição e discussão de assuntos que contribuam para o melhoramento do atendimento à gestante e recém-nascido.

Em 2009, foi realizado em um único dia, no horário das 08:00 às 18:00 horas, com a participação de 156 profissionais dos municípios da região Norte/Nordeste de Santa Catarina.

Em 2010, foi realizado em um único dia, no horário das 08:00 às 18:00 horas, em parceria com a Sociedade Joinvillense de Medicina, contando com 61 inscritos.

Em 2011, foi realizado em um único dia, no horário das 08:00 às 18:00 horas, com a participação de 287 profissionais dos de municípios da região norte/nordeste de Santa Catarina

Em 2012, foi realizado em um único dia, no horário das 08:00 às 18:00 horas, contando com 248 participantes.

Em 2013, foi realizado em dois dias. Neste ano, foi incorporado ao evento o Seminário de Mortalidade Materno-Infantil, que se realizou no primeiro dia, no horário das 13:00 às 17:00 horas, ficando a Jornada de Perinatologia para o segundo dia, no horário das 08:00 às 18:00 horas. Neste ano, houve a participação de 288 pessoas.

Em 2014, também foi realizado em dois dias. Este ano a novidade foi a inclusão do Seminário de Gestação de Alto Risco, que ocorreu no período matutino, do primeiro dia, continuando o Seminário de Mortalidade Materno-infantil e a Jornada de Perinatologia, nos horários e dias estabelecidos no ano anterior. Neste ano, houve a participação de 216 pessoas.

Em 2015, o evento foi ampliado para cinco dias, discutindo-se tópicos diversos dentro do tema materno-infantil. Neste ano, obteve-se 1.328 participantes, contando-se com a participação de 34 municípios de 11 Regionais de Saúde do Estado de Santa Catarina, e 02 municípios do Estado do Paraná.

Em 2016, foi realizado em dois dias, obtendo-se 1.909 participações com a presença de 32 municípios dos Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Bahia, Pará e Rio Grande do Sul.

Anúncios